Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 21 de novembro de 2010

ISABEL MENDES FERREIRA - POEMA
















 
e agora estou aqui. de novo. deslumbrada também. mais em cada dia. revendo o fresco de Fra Angélico: Noli me tangere. talvez o não tenha pintado a pensar em Cristo. mas a pensar em mim. monja. dormindo numa cela ali ao lado no Convento de San Marco. onde suspendo as rosas que hoje me fazem de chão. nesta casa onde habitam palavras antigas como moedas de ouro. todo o discurso é feito de pedaços de memória. uma imensa casa deserta cujo milagre foi teu e nunca de mea anima magnificat e onde o absurdo é um móvel deslizante a cada momento em que te invoco. roubo-te as sílabas mais puras. as escritas com a mão ferida de saudade. porque a travessia é um traço nostálgico como um violoncelo esquecido debaixo da cama e tu o meu navio afogado em noites de breu e de raios estelares. e estou aqui agora esculpindo o teu rosto antiquíssimo. rosto aéreo e tão botânico na floração dos impossíveis.
a casa está sempre vazia porque tu insistes em ser nevoeiro e eu perigosa porta interior sem mácula de grades mas cheia de cartas mortas. como se o antes tivesse a substância mais inclemente do teu nome. sempre. o teu nome como chave de toda a leitura.___________________e inês morre. pelo pecado de ser-te mais dia em todos os dias em que me morreste. e dizias. não me morras por favor. sabendo já que a morte era outra rosa.

Isabel Mendes Ferreira
lido no Piano
.

1 comentário:

  1. Olá Sylvia
    também sou admirador do enorme enlevo das palavras de Isabel Mendes Ferreira e um seguidor atento do seu blog "Piano". Estes versos são particularmente belos. Também não posso deixar de manifestar toda a minha admiração por "esta casa em Beirute", este espaço tão alucinante na partilha de magníficos poemas da autora, escolhas interessantíssimas e análises de poesia contemporânea que têm lugar em qualquer revista. Parabéns para a escrita de Isabel Mendes Ferreira e também para a Sylvia.

    ResponderEliminar