Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NIKKI GIOVANNI - POEMA - ESCOLHAS



Interessante a obra da poetisa afro-americana Nikki Giovanni (1943,  Knoxville, Tennessee), muito dela com um pendor revolucionário, reflectindo as questões racionais de uma América ainda em evolução cultural. Abstraindo das temáticas, aprecio sobremaneira os jogos de palavras, um dos aspectos que mais valorizo em qualquer criação poética. Este "escolhas" fez-me lembrar um pouco o estilo de Gertrude Stein.


ESCOLHAS

se eu não posso fazer
o que eu quero fazer
então o meu trabalho é
não fazer o que eu não
quero fazer

não é a mesma coisa
mas é o melhor que eu consigo

se eu não consigo ter
o que eu quero, então
o meu trabalho é querer
o que tenho
e ficar satisfeita
porque haverá algo mais
por querer

porque eu não posso ir
onde preciso
de ir, então eu tenho de ir
onde os sinais apontam
através do sempre compreensível
movimento paralelo
não lateral

quando eu não puder expressar
o que eu realmente sinto
eu exercito os sentimentos
do que não posso expressar;
e nada disso é igual.

eu sei
mas é por isso que a humanidade
sozinha entre os animais
aprende a chorar.

Nikki Giovanni
tradução de Pedro Calouste
.

Sem comentários:

Enviar um comentário