Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O MERCADO DA POESIA EM PORTUGAL




O MERCADO DA POESIA EM PORTUGAL

Muito interessante, porque dá que pensar, o mercado da poesia em Portugal, no qual me estreei com o meu livro "Uma Prática para Desconserto" (4Águas, 2011). Em geral, pelo feedback que me chega, as vendas têm sido muito aceitáveis, muito embora o destaque dado em jornais de referência tenha ajudado, naturalmente, na sua promoção. Mas sinto que ainda há uma grande fatia que, apesar de gostar do que vai lendo, ainda resiste ao acto da compra. Uma coisa peculiar é o facto de as pessoas que compram, incluindo uma boa parte de pessoas do Brasil, o fazerem directamente na editora, o que me faz acreditar que não o fazem por encontrarem o livro num espaço físico, mas sim por haver uma referência de alguém ou, simplesmente, por terem lido algo, eventualmente online, do livro. Fazer com que o número das pessoas que compram seja proporcional ao das pessoas que gostam é um desafio para os editores portugueses, estando, inclusive, em causa a sobrevivência do género. Acredito que haja ainda um campo para desbravar no que toca à rentabilização destes projectos, e que os livros de poesia não surjam apenas por carolice ou para a promoção pessoal de editores/autores.

Por outro lado, seria bom que os grandes autores de poesia em Portugal se transformassem nos grandes críticos de poesia deste país (Ana Luísa Amaral, Nuno Júdice, Amadeu Baptista, Gastão Cruz, etc). Tenho dificuldade em compreender como é que um autor de poesia falhado pode ser um crítico desse género. E, claro, esta situação não favorece em nada o estado de coisas acima descrito.
.

9 comentários:

  1. Muito bom seu texto, nos dando uma visão de como estão as coisas em Portugal. Infelizmente a poesia ainda é vista com desconfiança pelo público, fato que dificulta o crescimento e independência de talentosos poetas.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  2. É preciso falar a Poesia, dar a conhecer o que se faz em Portugal. Fico sempre feliz quando alguém, pouco conhecido, consegue publicar. Temos um vasto mercado de falantes de Português e é algo que deve ser tido em conta. Manter viva a chama dos que aspiram a, um dia, ver os seus poemas publicados.
    Bons versos!

    ResponderEliminar
  3. Sylvia,
    gostei do texto e deixo uma pergunta: como se caracteriza um "poeta falhado"?

    Será justo considerar que um poeta que vende pouco é falhado? Van Gogh, um pintor considerado hoje genial, seria falhado pelo facto de nem os quadros abandonados gratuitamente na estrada serem levados pelos transeuntes?

    O desejo de bons poemas!

    ResponderEliminar
  4. “Por outro lado, seria bom que os grandes autores de poesia em Portugal se transformassem nos grandes críticos de poesia deste país (Ana Luísa Amaral, Nuno Júdice, Amadeu Baptista, Gastão Cruz, etc). Tenho dificuldade em compreender como é que um autor de poesia falhado pode ser um crítico desse género.”
    Confesso que eu também tenho dificuldade em compreender o seu raciocínio... Em primeiro lugar, o que faz um “grande autor” não é o volume da sua obra publicada em vida (veja-se o caso de Kafka e de tantos outros), e muito menos a sua projecção pública. Não quero com isto retirar qualquer mérito aos escritores que enumera, pois todos eles são realmente grandes autores que muito têm feito pela poesia (e aqui reside a sua grandeza - nos seu trabalho, não no seu reconhecimento), mas não me parece que a “grande literatura” (o que quer que isso seja... o cânone?) se baseie em prémios e holofotes. É óbvio que a literatura se faz em comunidade, e que um poeta não é necessariamente bom por passar fome e andar escondido do mundo... Todavia, a meu ver, colocar uns no pedestal e outros na sarjeta mais não faz do que perpetuar o cenário que descreve: uns são bons e grandes, por isso tudo o que fazem é necessariamente bom, ao passo que outros são maus e pequenos, logo pouco merecedores da nossa atenção.
    Para além disso, acho extremamente redutor entender que a crítica literária é feita por pessoas frustradas que, não conseguindo singrar na sua própria carreira, canalizam o azedume para a obra alheia... Não é preciso ser-se poeta para escrever uma recensão pertinente; uma recensão é um acto de leitura crítica, não um acto de escrita poética...
    Parabéns pelo seu livro, e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Cara Maria,

    Quando utilizei a expressão "poeta falhado" fi-lo como uma crítica pessoal ao que vejo. Longe de mim pensar que o bom é o consagrado e que "falhado" é o não consagrado.
    Se fosse asssim, todos os jovens poetas, como eu, estavam mortos à nascença.
    E se vir o meu blogue, poderá ver que publico poetas apenas segundo um critério: a qualidade.

    A crítica que fiz dirigiu-se a alguma crítica que anda por aí, sem pés nem cabeça. Os exemplos de poetas que dei, dei-os porque me parece que esses (mas também outros) podiam dar bons críticos.

    Obrigada pelo cumprimento em relação ao livro.

    S.

    ResponderEliminar
  6. Cara Sylvia:

    O anonimato liberta muitos monstros; o que por aí se diz na blogosfera importa até certo ponto (em muitos casos, não importa de todo). Continue a fazer poesia (pois é isso que ela quer dizer, “poiesis”, ou seja, fazer), independentemente do que os outros escrevem, desdizem, ou desfazem.

    ResponderEliminar
  7. "E se vir o meu blogue, poderá ver que publico poetas apenas segundo um critério: a qualidade".

    Não será antes a qualidade que a Sylvia encontra nesses mesmos poetas? A qualidade literária, felizmente, não é algo que possa ser medido. Sempre assim foi e espero que assim continue... E gostava que respondesse a uma questão, se não for pedir muito: defina poeta falhado.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo livro, V.

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo,

    Todas as afirmações que fiz foram feitas segundo um critério de gosto pessoal. Não pretendi expressar quaisquer fórmulas que, como disse e bem, não existem.

    S.

    ResponderEliminar
  9. A Sylvia vai permitir-me continuar a chatear, mas se o faço é porque nutro a maior simpatia não pela sua pessoa, já que não a conheço de lado algum, mas pelas coisas que diz/escreve. E confesso-me algo surpreendido/entristecido quando "leio da sua boca" uma expressão como "autor de poesia falhado", pois não considero que os haja. Mas se lhe peço uma definição de "autor de poesia falhado" é simplesmente por duas razões: porque cá venho lê-la e porque gostaria de entender melhor, uma vez que não entendi nada, o que quer dizer com "autor de poesia falhado"... obrigado pela atenção e pela paciência!:)

    V.

    ResponderEliminar