Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fernando Aguiar e a poesia enquanto Arte

A poesia deveria ser arte. Arte Poética. Só assim concebo um Poema. Mas é-o muito raramente. A poesia, para ser efectivamente Poesia, tem que considerar não apenas a emoção e a metáfora, mas também os aspectos sonoros e estruturais do poema, assim como a sua expressão estética. Considerando que o Poema comunica pelo seu conteúdo, mas também pela sua forma, este aspecto, descurado pela maioria dos poetas, deve ser sempre tomado em atenção para que o poema o seja na sua plenitude. Os poetas concretistas sabiam-no. A maioria dos poetas visuais também o sabe. Infelizmente a grande parte dos poetas verbais descuram quase sempre a sonoridade, a estrutura das palavras, as rimas internas, e apegam-se sobretudo à criação de metáforas que traduzam o seu estado de alma. O que até pode ser muito “poético”, mas não é com certeza muito artístico. E não sendo arte não é, para mim, Poesia. O Poema tem que ser elevado a obra de arte.

                                                                                              Fernando Aguiar

7 comentários:

  1. Creio que cada um tem seu conceito de Poesia. Aceito que cada um também mantenha sua opinião, mas não concordo com o pensamento acima, principalmente, quando diz que muitos poetas descuidam da forma. Poesia é diferente do poema. A poesia pode ser encontrada em várias manifestações artística, enquanto o poema é um gênero literário que trabalha a palavra. Sem dúvida, a estrutura é importante como também cada palavra do poema. Sendo que o significado da palavra também deve ser levado em consideração. O que faz do poema é o arranjo das palavras, ritmo, significado, etc. Porém, a própria arte não aceita paradigma eternos.

    ResponderEliminar
  2. Não preciso definições para intuir que é o que gosto de ler, de ouvir, tocar, de saborear ou cheirar. Basta-me que mude alguma coisa em mim depois de lê-lo com todos os sentidos despregados.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Silvia, adorei esse blog, os seus poemas e do Adriano. Vou divulgá-los no revista.

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderEliminar
  4. Nada mesmo, não concordo nada...

    «E não sendo arte não é, para mim, Poesia. O Poema tem que ser elevado a obra de arte.»

    O que será uma... obra de arte?

    A poesia o que tem de ser é... inútil!
    O oficio do poeta não é construir ferramentas - mesmo que metafóricas - seria o de construir... coisas inúteis.

    ResponderEliminar
  5. Já acho difícil definir arte...

    Abraço.

    PAZ e LUZ

    ResponderEliminar
  6. encontro neste pensamento algumas contradições.
    e nele encontro também algumas afinidades.
    porque é preciso escrever mais ainda com o mesmo rigor e superior exigência.

    ResponderEliminar