Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

EPIPIDERME 10 - PERFORMANCES

Programa 15 de Setembro 2010 (21H30)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAEjshj3cMdCl4ke5rAMXPqj5ONIQnIUTn5ww9ld_bbfaEH3mYgKsgl26pkHB76ziOaMdIhLy21kCL66e2LkJGuyjDsX4-1wQt938hkTDIR8k3UmzY5B6DVBtu1XXSqkL43FSJsitAt0ow/s1600/Cartaz+Setembro+2010.jpg



Performance:



Blu S. W. (Brasil)
Meta-ritual em 3 momentos: fragmentos de memórias, acções presentes e projecções ao desconhecido.
Duração: 30 minutos.
Como descreve o próprio artista: o Meta- ritual em 3 momentos é uma espécie de “opera multimédia expandida” no limiar entre linguagens (o som, o corpo e imagens projectadas), entre a construção de som e a culinária. É uma deriva interna por um sítio já visitado outrora, outro visitado durante o processo criativo e ainda por aqueles onde nunca se foi: os mercados de peixe de Florianópolis (Mercado Publico), de Lisboa (Mercado da Ribeira) e uma psicogeografia virtual por mercados nunca visitados (Mercados de Tokyo, Croácia, Ucrânia, Myanmar, Tailândia, Hong Kong, Seychelles entre outros).
A linha narrativa da peça é construída através dos elementos simples de cada linguagem e o equilíbrio entre a mistura destas linguagens, o performer parte de estados base, activo, inactivo e instável, construídos a partir de uma partitura gráfica.
Este solo plastico-fisico e audiovisual teve a orientação do artista Mauricio Shimabukuro http://www.shima.art.br/.



Vídeo performance:




Tábata Costa (Brasil) “Interdito”
Duração indeterminada.
“Como se pudesse impedir os sentidos. Como se pudesse não sentir e não saber. Como se fosse tão frágil assim.”
Apresentação vídeo da intervenção em espaço público nas ruas de Lisboa, um work in progress que teve início em 2005 em diversas situações/ ocasiões/ eventos e que agora é realizado no âmbito deste encontro de performance, epipiderme.
Esta proposta é um percurso por entre as pessoas, que gera situações em busca de alguma outra forma de relação/ comunicação que não seja a da visão, audição ou fala. A proposta é mínima na forma como transforma o corpo em objecto/ presença, mas por esta razão também, cria um espaço na rua aberto à interactividade dos transeuntes com a performer.




Patrícia Filipe (Portugal) “À procura de um Lugar”
Vídeo de performance e instalação *
Comentado pelo Antropólogo Paulo Raposo. Duração: 40’
Apresentação vídeo da intervenção realizada num espaço público de Lisboa em Belém, nas traseiras do nº 14 e conversa aberta com o Antropólogo Paulo Raposo.
A partir da problemática do lugar, e com base na experiência artística vivida no domingo anterior, no bairro residencial, Paulo Raposo comentará o vídeo desta intervenção, desde um ponto de vista antropológico.
Patrícia Filipe irá propor um espaço de acção colectiva com um público ocasional, os transeuntes e com um público convidado, incluindo as pessoas do bairro, os vizinhos que serão convidados a participar na acção ou simplesmente olhar, desde das suas casas, marquises e janelas.
O que se propõe é uma redefinição do lugar, segundo a artista a acção vai basear-se na tensão entre vontade de inscrição e acontecimento, numa tentativa de habitar o espaço.
O desenho e a acção, o espaço marcado, referenciado pelo olhar, vão estar juntos num processo que se pretende relacional.





Nenad Bogdanovic (Sérvia)
Vídeos registos de performances.
Abrindo um espaço temático no evento Poética do corpo em acção.
Performer que trabalha essencialmente com poesia acção, é também artista visual, editor e curador. Desde 1993 começa o trabalho artístico Man Gallery, que tem levado a inúmeros festivais, instituições e galerias a nível internacional. Organizador e curador do International Multimedial Art Festival - IMAF (desde 1998, dedicado à performance art: www.imaf.org.rs ).


* CONVITE - Domingo dia 12
Performance Instalação. Ás 15h30, ponto de encontro na entrada principal dos Jerónimos, performance ás 16h00, na R. Gonçalves Zarco , nas traseiras do nº 14


Lugar de encontro: Fábrica Braço de Prata. Rua da Fábrica do Material de Guerrra, nº1, 1950-128 Lisboa



epipiderme, Encontros à volta da performance
 
Coordenação artística e técnica:
Nuno Oliveira, Fabrice Ziegler, Margarida Chambel e Carlos Farinha
Sede epipiderme:
Rua da Palma 219, 5º ESQ 1100-391 Lisboa Portugal
epipiderme@gmail.com | http://epipiderme.blogspot.com/ | +351 95758183

Sem comentários:

Enviar um comentário