Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 7 de novembro de 2010

CINEMA: A REDE SOCIAL



















sb: série reviews

A REDE SOCIAL

Todos nós já tivemos projectos em mente, alguns utópicos, outros menos, alguns realistas mas que exigiam muito esforço, outros que dependiam de factores externos a nós. O filme "A Rede Social", de David Fincher, relata mais do que o mero "sonho americano", e mais do que uma reprodução banal da criação do Facebook. Considero-o um filme muito didáctico e pedagógico, conseguindo fugir a clichés e a romantizações. É a realidade nua e crua de alguém que no seu percurso por um ideal teve de fazer cedências, que teve de optar, fingir, enganar, tendo em vista o resultado de uma determinação muito objectiva. No final, cada espectador poderá tirar as suas ilações. Por outro lado, a componente pessoal e emocional do protagonista aparece sempre como uma base, e um pano de fundo, para todo o desenrolar das cenas, o que oferece ao filme um plus de autenticidade. No final, perguntar-se-á se esta ou aquela atitude seria justificável à luz desse sonho, se seria possível congregar vontades diversas e atingir o nível a que se chegou, se Mark Zuckerberg não deveria ter tido uma outra atitude logo após o boom do Facebook em relação aos seus colegas. Todas estas perguntas ficam para cada um, e para a consciência de cada um, responder. O filme é que não poderia contar a história de outra forma.
 


Sylvia Beirute
.

1 comentário:

  1. Vi o filme finalmente. Já andva para o ver desde que soube que ia estrear. o Trailer cativou-me. Um filme muito cativante e reflexivo. Mostra o papel infeliz que se nota do dinheiro em tudo. No ínicio são ideias de jovens estudantes universitários que só querem ser populares e diferentes para depois se tornar em algo diferente. Vale mesmo a pena ver. Nestas coisas não adianta ouvir o que dizem que não prestou´(por exemplo como já ouvi, são opiniões): há aqui que ver para crer.
    Os sacrificios sempre colossais no que toca à consequencia que é muitas vezes o sucesso e nunca um plano. Neste filme isso também se resume bem.
    Porque o cinema consegue fazer-nos conhecer algo do mundo sem sair da nossa cidade.

    G

    ResponderEliminar