Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ANTOLOGIAS DE POESIA - DO INATINGÍVEL

















ANTOLOGIAS DE POESIA - DO INATINGÍVEL

Esta coisa das antologias de poesia tem mais que se lhe diga. Em bom rigor, talvez só quem antologie se sinta plenamente identificado com esse resultado final. As escolhas são tantas, os estilos tão diferentes, que se torna uma inevitabilidade esse facto. Quantos de nós, ao lermos uma antologia de poesia, não passámos um autor à frente por não gostarmos dele? Quantos de nós já não criticámos um antologiador pelas suas escolhas? Está sempre a acontecer. E, vendo bem, se assim não fosse, cairíamos sempre na "objectividade" dos mesmos nomes, aqueles que se tornaram populares e, às vezes, "popularuchos", ainda que muito devam à qualidade. Com isto quero dizer que quem organiza uma antologia é responsável por ela, tratando-se, tão-somente, de escolhas pessoais. Por isso não se pode, a meu ver, criticar uma antologia enquanto objecto.

Ontem passei pelo blogue Do Inatingivel, que sempre tem trazido boas propostas de poesia, e encontrei uma coisa que provavelmente já ali estaria há algum tempo e eu não dei conta. Uma pequena lista de 26 nomes de poetas, o que daria, pensei, uma pequena antologia de poesia. Nunca li nada de alguns dos que ali estão, mas fiquei de imediato com vontade de compilar esses nomes e ler esse resultado enquanto antologia; talvez procurasse nos poemas desses poetas algumas correspondências para que a antologia tivesse alguma coerência temática. Mas depois ao ver o meu nome, por cima do nome de Jorge de Sena, corei e acho que desisti na ideia. Todavia, fica a nota para as escolhas pessoais correspondentes à leitura de alguém que muito entende de poesia.

Por ordem, a proposta do referido blogue é: Gabriel de Mariz; Sophia de Mello Breyner; Casimiro de Brito; Fernando Pessoa; Silvia Chueire; Shakespeare; Maria Azenha; Maria Costa; D.H. Lawrence; Gabriela Rocha Martins; Hercília Fernandes; Gauche; Rumi; Vitorino Nemésio; Graça Pires; E.E. Cummings; Fred Matos; Sylvia Beirute; Jorge de Sena; Luísa Henriques; William Ernest Henley; Herberto Helder; Mirze Souza; Manuel António Pina; Mariana Botelho; Isabel Jorge Catarino.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário