Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

domingo, 27 de março de 2011

FERNANDO PESSOA SERIA HOMOSSEXUAL?

Biografia polémica do poeta português sai no mês de Abril

Fernando Pessoa seria homossexual?


O livro só sai em Abril mas já está a causar polémica: ‘Fernando Pessoa: uma quase autobiografia’, que o brasileiro José Paulo Cavalcanti escreveu ao longo de oito anos de trabalho e cinco horas de escrita diária – com várias viagens a Lisboa por ano – retrata o poeta como um homem “sem imaginação”, que escreveu apenas sobre pessoas e locais que existiam, e um homossexual latente, que visitava os bordéis mas tinha pouco entusiasmo pelo sexo oposto.

Ao longo de quase 700 páginas – em que o brasileiro diz ter procurado escrever o livro que gostaria de ler – Cavalcanti usou centenas de citações do poeta, sempre entre aspas, e muitos depoimentos de pessoas que conviveram com o poeta. Alguns deles poderão surpreender o leitor.

Como, por exemplo, a revelação, supostamente feita por António Botto – amigo do poeta e homossexual assumido (apesar de ser casado) – de que Fernando Pessoa teria um pénis muito pequeno, o que lhe causava alguns embaraços.

Segundo o próprio Cavalcanti, muito pouco no livro é da sua lavra, embora neste livro lance a teoria de que Fernando Pessoa teria, afinal, muito mais heterónimos do que vulgarmente se julga.

Polémica, também, é a sua afirmação de que o autor de ‘A Tabacaria’ tinha falta de imaginação.

“Eu lia e pesquisava. Sempre que encontrava num poema qualquer referência, ia procurar para saber se aquele lugar ou aquela pessoa existam de facto. E existiam mesmo. Acabei por chegar à conclusão de que Fernando Pessoa foi o escritor com menos imaginação com quem tive contacto em toda a minha vida. Ele viveu tudo o que escreveu. Não inventou nada.”

O livro de José Paulo Cavalcanti, membro da Academia Pernambucana de Letras, será apresentado no âmbito da exposição ‘Fernando Pessoa: Plural como o Universo’, que já esteve patente em São Paulo e que chegou este fim de semana ao Rio de Janeiro, mais propriamente no Centro Cultural Correios, onde pode ser visitada até 22 de Maio. 

Fonte: Correio da Manhã
.

2 comentários:

  1. Afinal este mundo das "elites" é mais preconceituoso que aparenta... e a haver, onde estará a polémica?

    Ou as ditas "polémicas" afinal, para o bem ou para o mal, não serão o ganha-pão de voyeur... e que tão bem "alimentam" o mar de mediocridade que tantos gostam de se banhar.

    Aguardemos serenamente pelas "revelações", ou pela costumeira banha-da-cobra que embrulham estes passes de magia e marketing... e talvez ainda se descubra um gótico escondido em Pessoa ou não andasse com aquela má companhia que era o Crowley!!!

    Imenso Abraço, Sylvia

    Leonardo B.

    ResponderEliminar
  2. parece-me que essa "teoria" já tinha sido avançada por mário cesariny no seu brilhante "o virgem negra ou fernando pessoa explicado às criancinhas..."

    ResponderEliminar