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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SOBRE O DADAÍSMO



















“O DADAÍSMO É ALGUÉM QUE TEM A PAIXÃO DE VIVER EM TODAS AS SUAS FORMAS LIBERTAS E QUE SABE E DIZ: A VIDA NÃO ESTÁ AQUI, MAS DA, DA (ALI, ALI)!” JOHANNES BAADER

DADA

Os burgueses consideram o dadaísta um monstro dissoluto, um canalha revolucionário, um bárbaro asiático, conspirando contra suas campainhas, suas contas bancárias, seu código de honra. O dadaísta engendrou armadilhas para tirar o sono dos burgueses… O dadaísta transmitiu ao burguês sentimentos de confusão e de um estrondo formidável, se bem distante, que fez as campainhas dele zumbirem, seus cofres franzirem a testa e seu código de honra se reduzir a pontinhos.
A Garrafa Umbilical” – por Hans Arp.

“DER DADA”
“O QUE É DADA?”
“UM ARTE”
“OU SERÁ QUE NÃO É NADA, POR OUTRAS PALAVRAS, TUDO?”

“dada para mim era um novo começo e um fim. na livre zurique, onde os jornais podiam dizer o que queriam, onde as revistas eram fundadas e se liam poemas contra a guerra, aqui onde não havia cartões de racionamento nem “ersatz”, aqui tínhamos a possibilidade de gritar tudo o que nos enchia até rebentar.” 
RICHARD HUELSENBECK


GADJI BERI BIMBA GLAMDRIDI LAULA CADORI
GADJAMA GRAMMA BERIDA BIMBALA GLANDRI GALASSASSA LAULITALOMINI
GADJI BERI BIN BLASSA GLASSALA LAULA LONNI CADORSU SASSALA BIM
GADJAMA TUFFM I ZIMBALLA BINBAN GLIGLA WOWOLIMAI BIN BERI BAN
O KATALOMINAI RHINOZEROSSOLA HOPSAMEN LAULITALOMINI HOOOO
GADJAMA RHINOZEROSSOLA HOPSAMEN
BLUKU TERULLALA BLAULALA LOOOO
Hugo Ball, in “gadji beri bimba”


Propunha-se desmantelar todos os valores artísticos consagrados, fossem quais fossem; não para construir algo em seu lugar, algo julgado melhor ou utopicamente desejável, mas pelo simples facto de pôr abaixo as instituições estabelecidas, as correntes estéticas da moda. Os dadás entendiam que, enquanto a Europa se banhava em sangue, o cultivo da arte não passava de hipocrisia e presunção. Por isso, era necessário ridicularizá-la, agredi-la. Daí provém a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos. Os poetas dadaístas destruíram a rima, o ritmo e principalmente o significado lógico. 
Alfredo Bosi .
“O QUE CHAMAMOS DADA É UM PEDAÇO DE ESTUPIDEZ DO VAZIO, NO QUAL TODAS AS GRANDIOSAS QUESTÕES SE TORNARAM ENVOLVIDAS…” hugo ball


“dada não significa nada. nós queremos mudar o mundo com dada.”
RICHARD HUELSENBECK


“A arte MORREU. viva DADA” WALTER SERNER


“LIBERDADE: dada, dada, dada, chorando abertamente as dores constringidas, engolindo os contrastes e todas as contradições, os grotescos e as ilógicas da vida.” tristan tzara
“dada é o sol, dada é a política da política.”
richard huelsenbeck

“não é o dada que é absurdo – mas a essência da nossa era que é absurda.”
 OS DADAÍSTAS

“O QUE NORMALMENTE É CHAMADO REALIDADE É, PARA SER PRECISO, UM FÚTIL NADA.” HUGO BALL
No teatro a sua principal característica é a rebeldia da encenação. Os actores apresentam-se em espaços não convencionais e brincam com a plateia. Os textos são improvisados ou escritos com forte carga poética, algumas vezes sem lógica. O Coração a Gás, de Tristan Tzara, é considerada a peça mais importante do Dadá-Paris. Em Berlim realizavam-se noitadas improvisadas e a atribuição de títulos honoríficos dadaístas aos políticos mais conhecidos, à sua revelia. D. Kaman

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